Reinaldo Lateral Esquerdo do Sport
O torcedor do Sport vem tendo motivos para sorrir nesse final de Campeonato Pernambucano. O time, desde a chegada do treinador Sérgio Guedes, vem numa ótima crescente e já pode pensar num futuro melhor para as finais e para o que realmente importa no ano: o acesso a Série A.
O que se pode ver de mudança de Vadão para Sérgio é uma mudança tática. Agora o Sport possui variação de jogo algo que com o antigo técnico não passava nem perto de existir. Era um 4-3-3 fixo e imutável, que cansava os olhos da torcida, creio que para um time ser ofensivo ele não precisa de três atacantes, precisa de um esquema equilibrado e que possibilite atacar em bloco sem desguarnecer a defesa e essa visão Vadão não possuía. Agora com Sérgio Guedes o Sport continua com o 4-3-3, só que com variações não só dentro dos jogos, como de um jogo para outro de acordo com o adversário.
Quando o Sport joga dentro de casa, atua no 4-3-3 com dois volantes e um meia. Jogando fora de casa ele tem entrado mais cauteloso num 4-3-1-2, com três volantes e um meia, acho essa última uma formação interessante só que os volantes do Sport são péssimos na saída de bola, principalmente Tobi, e essa formação não vem correspondendo, mas com alguns reforços ela pode funcionar para Série B. E por último uma variação vista no começo do jogo de ontem contra o Belo Jardim: o 4-2-2-2, com dois volantes dois meias e dois atacantes. É, para mim, a formação ideal para o Sport, com Marcos Aurélio e Lucas Lima na armação e apenas dois atacantes.
Uma mudança também visível é a vontade que os jogadores demostram dentro de campo e como Sérgio Guedes consegue retirar o máximo de seus jogadores. É nítido o crescimento técnico dos jogadores rubro-negros em todas as posições. Como Reinaldo e Cicinho melhoraram até gol eles vem fazendo. Roger que é um atacante bem limitado vem fazendo seus gols. Esse é um ponto que Guedes tem a seu favor e que vem agradando muito a torcida. As alterações no meio do jogo também são bem diferentes do começo da temporada, as de Vadão não mudavam absolutamente nada, já as de Sérgio vem correspondendo e muito, é verdade que as vezes é preciso sorte, mas é necessário ter uma visão de jogo e saber concertar os erros encontrados e isso vem acontecendo.
Agora só resta esperar até as finais do Campeonato Pernambucano para sabermos se o Sport sai da fila ou não, contudo é bom o torcedor lembrar que o que importa mesmo é o acesso e que mesmo perdendo o título não crucifiquem o treinador, ele vem fazendo um bom trabalho e precisa de continuidade.
